Parnarama-MA: Raimundo Silveira entrega UTI Móvel aos Parnaramenses

Com intuito de oferecer mais segurança no atendimento e transporte de pacientes em estado grave, o prefeito Raimundo Silveira entregou na tarde desta terça-feira (11/08) uma UTI Móvel.

O evento de entrega começou com uma comitiva que recebeu a ambulância na entrada da cidade e percorreu algumas rua e avenidas do centro da cidade encerrando o percurso na frente do Hospital São Domingos, onde ocorreu a cerimônia com a presença e discurso de várias autoridades.

O veículo, primeiro deste porte na história de Parnarama, passa a reforçar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, que já possui 10 (dez) ambulâncias, uma delas adquiridas recentemente, e hoje mais uma que agora também contará com a uma UTI Móvel para realizar o transporte de pacientes para urgência e emergência. O investimento para a aquisição da nova UTI Móvel foi com recursos oriundo do Governo Municipal.

O Prefeito Raimundo Silveira, disse que essa ambulância (UTI Móvel) foi adquirida com um investimento de aproximadamente R$ 228 mil, um investimento que sabemos que uma UTI Móvel vai ajudar muito a população de Parnarama. “Bom seria se todos tivessem saúde e ninguém precisasse utilizar essa UTI, mas sabemos que é impossível e qualquer vida que for salva graças a ela já terá valido cada centavo investido”, destacou o prefeito.

Já a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Silveira destacou a conquista do município. “São poucos os municípios de pequeno porte do Maranhão que possuem uma UTI Móvel, por isso eu agradeço e ao mesmo tempo parabenizo ao prefeito Raimundo Silveira por fazer as coisas acontecerem no município, é muito bom perceber que a cada dia a saúde de Parnarama está melhorando e oferecendo cada vez mais qualidade aos seus pacientes”, enfatizou a secretária.

A UTI Móvel atenderá casos críticos de saúde. Ela conta com acessórios, equipamentos e adaptações, como sinalizador óptico e acústico, equipamento de rádio para comunicação, cilindro valvular, umidificadores, rede portátil de oxigênio, maca com rodas articuladas, reanimadores, estetoscópios, aspiradores, bolsa de resgate, bomba de infusão com bateria, cardioversor portátil com bateria, colares cervicais, desfibrilador, imobilizador de cabeça, laringoscópios, prancha de resgate e respirador.

A Cerimônia de entrega da UTI Móvel não foi divulgada à população devido ao cumprimento do protocolo do Plano de Contingência da Covid-19 no município no que diz respeito à aglomeração e, portanto, o convite foi direcionado somente à algumas autoridades e profissionais de saúde. Dentre as autoridades estiveram presentes: Prefeito Raimundo Silveira, Vice-Prefeito Gilson Moura, Secretária de Saúde Márcia Silveira, Secretário de Planejamento Breno Silveira, Secretário de Administração Brito Júnior, do Secretário de Agricultura Rildânio Barros, do Secretário do Meio Ambiente Jackson Feitosa, da Secretária de Cultura Fabiana Ribeiro, dos Vereadores Miguel do Tiririca, Paulo Rodrigues, e Antonio José do Mestre, do ex-vereador João Paulo, da Diretora do Hospital São Domingos Ailana Moura, do Coordenador do SAMU-192 Ronaldo Pinheiro, da Presidenta do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e também Conselheira de Saúde Maria Francisca e dos alguns profissionais de saúde, além da Tropa de Elite, denominação feita a um grupo de profissionais da educação do município.

Texto: Aristeu Carvalho/Portal Brejinho do Ismael-MA News

Sobre Irisnobre Bryan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *